Não ter vergonha de dizer: sou comunista!

Ando meio sem tempo de atualizar o blog... Mas resolvi deixar aqui hoje um texto que escrevi no início do ano, talvez prevendo certos acontecimentos... Sei que posso estar contradizendo coisas que disse antes, mas não tem problema...
A vida é feita de aprendizagem e eu estou passando por uma fase de rever meus conceitos e aprofundar minhas convicções.
Texto de 21/01/2011

Sempre gostei de história. Sempre fui CDF para todas as matérias, mas era só o livro de história que eu lia nas horas vagas, por prazer. As vezes estava precisando estudar para uma prova, de física por exemplo. Pegava o fichário e invés de ir para o caderno certo, ficava folheando o de história. Quando via já tinha feito uma revisão da matéria do ano todo. Mas a prova amanhã é de física, caramba!

Essa atração é intensa, mas nada me deixou tão apaixonada quanto o comunismo. Saber que tem gente que luta para construir um mundo mais justo, onde todos tenham igualdade de oportunidade, onde não exista miséria... foi incrível. Eu que sempre tive oportunidade de ver a pobreza de perto, que via em muitos de meus colegas as marcas da injustiça social, achei aquela ideia a coisa mais linda do mundo. E ainda acho. O problema é que fui crescendo e ao longo do tempo fui ouvindo, lendo, que o comunismo era uma ideia ultrapassada. No início eu relutava, mas depois se alguém perguntasse eu diria: "não sou comunista... sou simpática a  ideia". Qual a diferença? Não sei. Era só uma maneira de não me sentir tão ultrapassada e ao mesmo tempo não me render ao capitalismo. O que eu não percebia era que agindo assim eu já havia me rendido.

Nunca deixei de querer a justiça social, nem de tremer de indignação diante de qualquer injustiça. Mas estava impregnada por ideias sutilmente tendenciosas que nos fazem acreditar que está "fora de moda" ser comunista.

Karl Marx só deu a ideia, ou melhor, reformulou-a. Mas em cada lugar do mundo onde implantaram o socialismo, foi de um jeito diferente. E que bom que tenha sido assim, porque não existe uma fórmula pronta, uma "receita de bolo". cada país tem uma realidade,  seu povo, sua cultura e seus dirigentes. Alguns não deram tão certo, mas aí não é mais culpa do Karl Marx nem do comunismo em si.

Que seja por meio de revolução ou através da política partidária (sim, ainda existem partidos que não perderam suas ideologias e principios). Qualquer coisa que traga melhoria de vida das pessoas mais pobres, diminuição das desigualdades, qualquer coisa que traga justiça é bem vinda... Nem precisa vir com o rótulo de comunismo... tem que ser bom para a maioria, justo para todos e ponto. Ao finalizar esse texto dizendo isso, me sinto ainda mais comunista.

Comentários

  1. O problema não é ser socialista, comunista, monarquista ou capitalista.Ou seja, não é o sistema de governo e sim a mente das pessoas que estão no poder.Pessoas essas que são escolhidas, eleitas por nós.

    Bjão Ellenzita!
    ^^

    Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO CONCORDO.
      NO CAPITALISMO SEMPRE HAVERÁ DESIGUALDADE.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sim querido Glauco, mas para mim ser comunista não se trata apenas do sistema de governo mas de toda uma maneira de pensar e agir. Ser comunista pra mim é ser uma pessoa honesta, que não pega o que não é seu, que não olha só pro próprio umbigo, que pensa no bem da coletividade, que luta não só pelos próprios direitos mas em defesa de todos, é se sentir indiguinado com as injustiças que vemos e não conformado... Isso é ser comunista. Mas é claro que sem mudar algumas coisas no atual cenário não daria para se fazer justiça de verdade. O capitalismo é um sistema que não permite a justiça social, ele é fundamentado na desigualdade...
    O que descobri recentemente é que ainda existe um partido pelo menos que ainda leva esses valores a sério. É o partido que hoje mais luta e dá apoio as reivindicações sindicais, de mulheres, estudantis, de juventude... É o PCdoB.
    Então, é claro que tem muito partido por aí que leva o comuniso ou o socialismo no nome mas é só fachada... Mas o comunista de verdade é aquele que luta pelo bem de todos... É gente do bem (se não for, é porque não é comunista de verdade).
    Saudades tbm...
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que precisa rever os seus conceitos sobre o comunismo, essa é sem dúvida a ideologia que mais matou pessoas no mundo, foram 70 milhões de pessoas na China, mais de 20 milhões de pessoas na União Soviética aproximadamente 5 milhões de ucranianos, e exterminaram um terço (33%) da população do Camboja. No total, os regimes comunistas assassinaram aproximadamente 110 milhões de pessoas de 1917 a 1987. Adicionalmente, os comunistas escravizaram a população de nações inteiras, como Rússia, Vietnã, China, Leste Europeu, Coréia do Norte, Cuba e boa parte da Ásia Central. Eles arruinaram as vidas de mais de um bilhão de pessoas.

      Porque o orgulho em defender um sistema político ideológico mais genocida do planeta, por coerência histórica o comunismo não tem nada pra ninguém ?
      se orgulhar. Na verdade deveria ser vergonha e não orgulho.
      Acredito que seja ingenuidade da sua parte por 2 fatores a ignorância sobre o histórico do comunismo e a desinformação sobre o que aconteceu e ainda acontece no mundo por causa do comunismo.
      Sugiro obter conhecimento através de dois livros, Arquipélago Gulag, e o Livro Negro do Comunismo.

      Excluir
  4. É incrível como eu concordo com TUDO que você escreveu. É incrível como pensamos igualmente.

    Ditadura, totalitarismo, agressões aos direitos humanos? NÃO! Esse não é o meu comunismo. O meu comunismo é de uma sociedade justa, sem classes sociais, onde população tem uma vida digna. Uma sociedade que não admite a filosofia imperialista norte-americana. Uma nação acima de tudo patriota e unida. Esse é o meu Comunismo.

    ResponderExcluir
  5. SERIA BOM SE O ESPIRITO DE MUDANÇA TOMASSE CONTA DE NOSSO POVO E FOSSEMOS A LUTA DERRUBANDO ESSES CORRUPTOS E MARCHANDO EMSOLO BRASILEIRO FOSSEMOS GUERREIROS COM CHE. HASTA SEMPRE SONHO COM ESTE DIA.

    ResponderExcluir
  6. eu tambem sou comunista,tenho outro amigo comunista com a mesma ideologia na conciencia e com muito orgulho.Digo e falo para os meus familiares e outros amigos que sou comunista e o que eles me dizem?"VOCE É LOUCO, COMPLETAMENTE RETARDADO!" esse preconceito é justamente o que nos impede de ir a luta e reclamar o que é nosso por direito!

    ResponderExcluir
  7. PELA VOLTA DA URSS. PERESTROIKA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ДА!!! A única esperança de paz nesse mundo capitalista corrupto e venenoso. SLAVA CCCP!!!

      Excluir
  8. VIVA O COMUNISMO!!
    ACREDITO NA IGUALDADE SOCIAL, SOU CONTRA O IMPERIALISMO NORTE AMERICANO E CONTRA ESSE PRECONCEITO QUE EXISTE COM A PALAVRA "COMUNISMO" ,ONDE PESSOAS QUE NUNCA LERAM NADA SOBRE POLITICA E ECONOMIA ADORAM FALAR SEUS ACHISMOS SOBRE MINHA IDEOLOGIA.
    PODEM FALAR O QUE FOR, NUNCA IREI ABANDONAR MINHA IDEOLOGIA POIS EU TENHO MUITO ORGULHO DE TER UMA.
    O MUNDO AINDA SERA VERMELHO,JUSTO E SEM DESIGUALDADE SOCIAL.

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo. Sou comunista, e não tenho vergonha de dizer! Já estou cansado desses estereótipos que fazem do comunismo. O meu comunismo é o verdadeiro, o justo, e comunismo que deveria assumir o controle do governo para finalmente vivermos com dignidade. Viva o comunismo!

    ResponderExcluir
  10. Eu tambem sou comunista e tenho orgulho de ser comunista , sou contra esse maldito capitalista egoista

    ResponderExcluir
  11. OI COMUNISTAS. HOJE COMPREI MINHA CASA PROPIA E NAO VOU COMPARTILHAR COM NIMGUEM E MINHA ESSA PORRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... Sim, mas se um bandido invadir sua casa e roubar tudo que tem dentro você não vai poder fazer muita coisa, não é mesmo?

      Excluir
  12. Vocês são retardados mesmo, não adianta !!!

    ResponderExcluir
  13. parece uma criança escrevendo kkkkk

    ai sou comunista pq quero mundo perfeitinho e bla bla bla...

    cresce, mundo de fadas nao existe.

    ResponderExcluir
  14. Nos livros é tudo lindo, na vida real não existe igualdade, pois somos todos diferentes. Cada um com sua vivência de vida, impossível existir uma solução perfeita pra salvar todos. Ingenuidade é o que define comunistas.

    ResponderExcluir
  15. Esse papo de que o comunismo matou muita gente é no mínimo babaca, e o capitalismo ?? Quantos já morreram e morrem por essa desigualdade cruel com as pessoas menos favorecidas?

    ResponderExcluir
  16. Quando alguém "sugere" para LER e dá como sugestão de leitura a via de uma única mão, posso afirmar com TODA CERTEZA, dispenso sugestões!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que está passando na sua cabeça nesse exato momento? Registre aí! ;)