quinta-feira, 12 de maio de 2011

Não ter vergonha de dizer: sou comunista!

Ando meio sem tempo de atualizar o blog... Mas resolvi deixar aqui hoje um texto que escrevi no início do ano, talvez prevendo certos acontecimentos... Sei que posso estar contradizendo coisas que disse antes, mas não tem problema...
A vida é feita de aprendizagem e eu estou passando por uma fase de rever meus conceitos e aprofundar minhas convicções.
Texto de 21/01/2011

Sempre gostei de história. Sempre fui CDF para todas as matérias, mas era só o livro de história que eu lia nas horas vagas, por prazer. As vezes estava precisando estudar para uma prova, de física por exemplo. Pegava o fichário e invés de ir para o caderno certo, ficava folheando o de história. Quando via já tinha feito uma revisão da matéria do ano todo. Mas a prova amanhã é de física, caramba!

Essa atração é intensa, mas nada me deixou tão apaixonada quanto o comunismo. Saber que tem gente que luta para construir um mundo mais justo, onde todos tenham igualdade de oportunidade, onde não exista miséria... foi incrível. Eu que sempre tive oportunidade de ver a pobreza de perto, que via em muitos de meus colegas as marcas da injustiça social, achei aquela ideia a coisa mais linda do mundo. E ainda acho. O problema é que fui crescendo e ao longo do tempo fui ouvindo, lendo, que o comunismo era uma ideia ultrapassada. No início eu relutava, mas depois se alguém perguntasse eu diria: "não sou comunista... sou simpática a  ideia". Qual a diferença? Não sei. Era só uma maneira de não me sentir tão ultrapassada e ao mesmo tempo não me render ao capitalismo. O que eu não percebia era que agindo assim eu já havia me rendido.

Nunca deixei de querer a justiça social, nem de tremer de indignação diante de qualquer injustiça. Mas estava impregnada por ideias sutilmente tendenciosas que nos fazem acreditar que está "fora de moda" ser comunista.

Karl Marx só deu a ideia, ou melhor, reformulou-a. Mas em cada lugar do mundo onde implantaram o socialismo, foi de um jeito diferente. E que bom que tenha sido assim, porque não existe uma fórmula pronta, uma "receita de bolo". cada país tem uma realidade,  seu povo, sua cultura e seus dirigentes. Alguns não deram tão certo, mas aí não é mais culpa do Karl Marx nem do comunismo em si.

Que seja por meio de revolução ou através da política partidária (sim, ainda existem partidos que não perderam suas ideologias e principios). Qualquer coisa que traga melhoria de vida das pessoas mais pobres, diminuição das desigualdades, qualquer coisa que traga justiça é bem vinda... Nem precisa vir com o rótulo de comunismo... tem que ser bom para a maioria, justo para todos e ponto. Ao finalizar esse texto dizendo isso, me sinto ainda mais comunista.

13 comentários:

  1. O problema não é ser socialista, comunista, monarquista ou capitalista.Ou seja, não é o sistema de governo e sim a mente das pessoas que estão no poder.Pessoas essas que são escolhidas, eleitas por nós.

    Bjão Ellenzita!
    ^^

    Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sim querido Glauco, mas para mim ser comunista não se trata apenas do sistema de governo mas de toda uma maneira de pensar e agir. Ser comunista pra mim é ser uma pessoa honesta, que não pega o que não é seu, que não olha só pro próprio umbigo, que pensa no bem da coletividade, que luta não só pelos próprios direitos mas em defesa de todos, é se sentir indiguinado com as injustiças que vemos e não conformado... Isso é ser comunista. Mas é claro que sem mudar algumas coisas no atual cenário não daria para se fazer justiça de verdade. O capitalismo é um sistema que não permite a justiça social, ele é fundamentado na desigualdade...
    O que descobri recentemente é que ainda existe um partido pelo menos que ainda leva esses valores a sério. É o partido que hoje mais luta e dá apoio as reivindicações sindicais, de mulheres, estudantis, de juventude... É o PCdoB.
    Então, é claro que tem muito partido por aí que leva o comuniso ou o socialismo no nome mas é só fachada... Mas o comunista de verdade é aquele que luta pelo bem de todos... É gente do bem (se não for, é porque não é comunista de verdade).
    Saudades tbm...
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. É incrível como eu concordo com TUDO que você escreveu. É incrível como pensamos igualmente.

    Ditadura, totalitarismo, agressões aos direitos humanos? NÃO! Esse não é o meu comunismo. O meu comunismo é de uma sociedade justa, sem classes sociais, onde população tem uma vida digna. Uma sociedade que não admite a filosofia imperialista norte-americana. Uma nação acima de tudo patriota e unida. Esse é o meu Comunismo.

    ResponderExcluir
  5. SERIA BOM SE O ESPIRITO DE MUDANÇA TOMASSE CONTA DE NOSSO POVO E FOSSEMOS A LUTA DERRUBANDO ESSES CORRUPTOS E MARCHANDO EMSOLO BRASILEIRO FOSSEMOS GUERREIROS COM CHE. HASTA SEMPRE SONHO COM ESTE DIA.

    ResponderExcluir
  6. eu tambem sou comunista,tenho outro amigo comunista com a mesma ideologia na conciencia e com muito orgulho.Digo e falo para os meus familiares e outros amigos que sou comunista e o que eles me dizem?"VOCE É LOUCO, COMPLETAMENTE RETARDADO!" esse preconceito é justamente o que nos impede de ir a luta e reclamar o que é nosso por direito!

    ResponderExcluir
  7. PELA VOLTA DA URSS. PERESTROIKA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ДА!!! A única esperança de paz nesse mundo capitalista corrupto e venenoso. SLAVA CCCP!!!

      Excluir
  8. VIVA O COMUNISMO!!
    ACREDITO NA IGUALDADE SOCIAL, SOU CONTRA O IMPERIALISMO NORTE AMERICANO E CONTRA ESSE PRECONCEITO QUE EXISTE COM A PALAVRA "COMUNISMO" ,ONDE PESSOAS QUE NUNCA LERAM NADA SOBRE POLITICA E ECONOMIA ADORAM FALAR SEUS ACHISMOS SOBRE MINHA IDEOLOGIA.
    PODEM FALAR O QUE FOR, NUNCA IREI ABANDONAR MINHA IDEOLOGIA POIS EU TENHO MUITO ORGULHO DE TER UMA.
    O MUNDO AINDA SERA VERMELHO,JUSTO E SEM DESIGUALDADE SOCIAL.

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo. Sou comunista, e não tenho vergonha de dizer! Já estou cansado desses estereótipos que fazem do comunismo. O meu comunismo é o verdadeiro, o justo, e comunismo que deveria assumir o controle do governo para finalmente vivermos com dignidade. Viva o comunismo!

    ResponderExcluir
  10. Eu tambem sou comunista e tenho orgulho de ser comunista , sou contra esse maldito capitalista egoista

    ResponderExcluir
  11. OI COMUNISTAS. HOJE COMPREI MINHA CASA PROPIA E NAO VOU COMPARTILHAR COM NIMGUEM E MINHA ESSA PORRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... Sim, mas se um bandido invadir sua casa e roubar tudo que tem dentro você não vai poder fazer muita coisa, não é mesmo?

      Excluir

O que está passando na sua cabeça nesse exato momento? Registre aí! ;)