Odeio dinâmicas de grupo!

Esse texto foi escrito à 7 anos (!!!) e o encontrei por coincidência em um caderno aleatório... Resolvi postar porque mostra meu lado revoltado aos 20 anos rs



O que as empresas querem?

    Hoje em dia não se faz uma entrevista de emprego sem antes passar pela dinâmica de grupo. A intensão, obviamente, é avaliar se você sabe trabalhar bem em grupo. Mas o que isso significa? Desde a escola até hoje na faculdade (na minha 1ª graduação), trabalho em grupo sempre foi sinônimo de uns fazerem e o resto levar o nome.
    Geralmente, nessas dinâmicas  eles falam para você não tentar parecer uma pessoa que você não é, perguntam várias coisas a seu respeito, inclusive seu maior defeito... Eu acho que eles querem é saber logo quem é tímido para descartar de vez. Sim, porque aquele papo de "você não faz o perfil da vaga" é furado. Parece que qualquer cargo tem basicamente o mesmo perfil padrão. Se para se candidatar à vaga você tiver que passar por uma dinâmica de grupo, pode saber: tímidos, introvertidos, pessoas que trabalham melhor sozinhas estão fora. Parece que pessoas assim não prestam para nada, são incapazes, a escória da sociedade.
    Eles estão se esquecendo que essas pessoas eram as que DE FATO faziam os trabalhos em grupo no colégio e os extrovertidos, muitas vezes, só levavam o nome. Estão esquecendo que introvertidos são, geralmente, os mais produtivos; enquanto os outros ficam batendo papo eles estão lá no canto deles trabalhando. E principalmente, estão esquecendo que os maiores gênios da humanidade eram pessoas mais reclusas (ex: Einstein).
    Eu, particularmente, não tenho tanto problema em falar em público. Não escolheria isso como profissão, tipo ser palestrante ou professora (risos!), mas se é preciso eu vou lá e falo, sem tremer muito nas bases. Mas da maldita dinâmica de grupo tenho pavor! É que eu nunca passo. Sou sempre azarada e fico no pior grupo, onde um quer aparecer mais que o outro. Por mais que você tente dar sua opinião eles te abafam, falam mais auto, te ignoram (hoje sei que isso na maioria das vezes é MANTERRUPTING!). Acaba que ninguém chega a lugar nenhum e não dá tempo de cumprir a tarefa. Aff... depois quem não sabe trabalhar em grupo são os tímidos!
    Sempre saio da dinâmica odiando essas pessoas que fazem de tudo para aparecer, odiando as empresas, odiando os psicólogos que avaliam e selecionam os candidatos, odiando a humanidade e toda essa hipocrisia.
    Acho que vou estudar mais e prestar concurso público. Pelo menos aí vão me avaliar pelo meu desempenho, meus conhecimentos (ou falta deles). Se não passar vou saber que foi porque não mereci, preciso estudar mais. Não vai ser porque não concordei com fulano de tal que o barqueiro era mais culpado que o João ou a Maria. Aff ¬¬
    Empresas, vocês podem estar deixando de contratar um gênio para contratar um tagarela, preguiçoso e que se acha!


(Quanta modéstia! kkk)

Comentários