No dia 31 de março o golpe militar que derrubou João Goulart e resultou em uma ditadura militar, completou 47 anos. E amanhã, dia 05 de abril, estréia no SBT a novela Amor e Revolução que irá retratar esse período importante da história recente do Brasil, até hoje visto como um tabu no meio televisivo. O simples fato de o tema servir de tema para uma novela na televisão já é importante para a história viva do Brasil, uma ousada e louvável empreitada de resgate da memória nacional.
O autor da novela é Tiago Santiago. Sociólogo, pós-graduado, sempre se dedicou às artes, como grande conhecedor da realidade da gente comum. Começou como ator, mas na condição de criador de textos fez várias participações como co-autor de novelas e programas na Globo, quase sempre voltados para o público juvenil. Com isso, se depender do autor, podemos esperar uma novela voltada para um público jovem, mas que vai fazer muito adulto que diz não gostar do ramo ligar a TV.
Muitos dos atores que fazem parte do elenco (inclusive os protagonistas) não tinham nascido quando se passaram os fatos referenciados na novela. Tiveram de estudar para a construção de seus personagens. Além disso, participaram de um workshopping onde pessoas que viveram no período e sobreviveram contaram suas experiências. Essas pessoas também gravaram depoimentos que serão passados no fim de cada capítulo, com duração de 3 minutos.
Acredito que será uma novela que valerá muito a pena assistir. Sinto que eu não poderei ver pois estudo a noite. Mas pelo menos aos sábados e feriados estarei ligadíssima em Amor e Revolução, 22h15min.
Parece bem legal msm, mas vamos ver oq vai sair disso tudo... Tbm nem vou poder assistir...
ResponderExcluirEu estou assistindo no site do SBT. Realmente ela é muito boa, mostra a realidade. É claro que é uma novela, tem que ter o romancinho clichê no meio, mas tudo bem. Estou gostando muito. É super importante que essa parte de nossa história seja difundida no meio de comunicação mais popular do país: a televisão. E nada tão popular quanto uma novela.
ResponderExcluir