Amor e Revolução



No dia 31 de março o golpe militar que derrubou João Goulart e resultou em uma ditadura militar, completou 47 anos.  E amanhã, dia 05 de abril, estréia no SBT a novela Amor e Revolução que irá retratar esse período importante da história recente do Brasil, até hoje visto como um tabu no meio televisivo. O simples fato de o tema servir de tema para uma novela na televisão já é importante para a história viva do Brasil, uma ousada e louvável empreitada de resgate da memória nacional.
O autor da novela é Tiago Santiago. Sociólogo, pós-graduado, sempre se dedicou às artes, como grande conhecedor da realidade da gente comum. Começou como ator, mas na condição de criador de textos fez várias participações como co-autor de novelas e programas na Globo, quase sempre voltados para o público juvenil. Com isso, se depender do autor, podemos esperar uma novela voltada para um público jovem, mas que vai fazer muito adulto que diz não gostar do ramo ligar a TV.
Pelo trailer do SBT, a ambientação é cinematográfica. Cenas bem trabalhadas de explosões com pessoas lançadas ao ar, perseguições por ruas e rodovias em fusquinhas e outros carros da época, se misturam com cenários perfeitos com móveis e objetos originais da década de 60.
Muitos dos atores que fazem parte do elenco (inclusive os protagonistas) não tinham nascido quando se passaram os fatos referenciados na novela. Tiveram de estudar para a construção de seus personagens. Além disso, participaram de um workshopping onde pessoas que viveram no período e sobreviveram contaram suas experiências. Essas pessoas também gravaram depoimentos que serão passados no fim de cada capítulo, com duração de 3 minutos.
Acredito que será uma novela que valerá muito a pena assistir. Sinto que eu não poderei ver pois estudo a noite. Mas pelo menos aos sábados e feriados estarei ligadíssima em Amor e Revolução, 22h15min.

Comentários

  1. Parece bem legal msm, mas vamos ver oq vai sair disso tudo... Tbm nem vou poder assistir...

    ResponderExcluir
  2. Eu estou assistindo no site do SBT. Realmente ela é muito boa, mostra a realidade. É claro que é uma novela, tem que ter o romancinho clichê no meio, mas tudo bem. Estou gostando muito. É super importante que essa parte de nossa história seja difundida no meio de comunicação mais popular do país: a televisão. E nada tão popular quanto uma novela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que está passando na sua cabeça nesse exato momento? Registre aí! ;)