Treinamento dos Recenseadores _ IBGE






Como foi divulgado nos telejornais, do dia 19 ao dia 24 de julho foi realizado em todo país o treinamento dos Recenseadores do IBGE. Durante toda a semana, cerca de 209 mil pessoas receberam capacitação para realizar a Coleta de informações necessárias para o Censo 2010. Esse treinamento foi também a útima etapa classificatória do concurso. Em cada município, foram chamadas 10% a mais que o número de vagas e no sábado (24 de julho), uma segunda prova foi feita onde todos concorriam com igualdade de condições. A partir do dia 29 os aprovados começarão a visitar os cerca de 58 milhões de domicílios do país, com a meta de investigar as informações necessárias para retratar a realidade da população brasileira.
Como já foi dito em textos anteriores, eu também estou fazendo parte disso, e como ACM (agente censitária municipal) estive ministrando o treinamento em Perpétuo Socorro_ distrito de Belo Oriente_ juntamente com a ACS (agente sencitária supervisora) de lá, a Elaine. Nosso papel foi de ensinar todos os conceitos referentes ao censo, auxiliar no manuseio do computador de mão (PDA), sanar as dúvidas que surgissem assim como proporcionar um ambiente favorável para a integração de todos, já que trabalharemos em grupo.
Então, já estão avisados: quando um recenseador bater a sua porta receba-o muito bem e responda a todas as perguntas do questionário. Todos as informações são sigilosas e você não corre nenhum risco ao informar seus dados a um funcionário do IBGE. Através de pesquisas como essa é possível saber quantos somos e como vivemos, proporcionando conhecer mais a fundo nosso povo. O Censo 2010 será um "retrato de corpo inteiro" do Brasil!

Comentários