Joga pedra na Geni, joga bosta na Geni...


Estava pensando em começar a postar vídeos de músicas críticas e inteligentes (as vezes, não tão conhecidas), que levassem o leitor (assim como a blogueira que aqui vos escreve) a refletir e, quem sabe, até rever seus conceitos. Para estrear coloco esse vídeo da música "Geni e o Zepelim", de Chico Buarque.
A letra fala de uma moça chamada Geni que é discriminada pelas pessoas de sua cidade pelo fato de "dar-se" a qualquer um. Não vou descrever a música toda aqui, até por que a intenção é que vocês ouçam, assistam o vídeo ou ao menos leiam a letra (http://letras.terra.com.br/chico-buarque/77259/), tirando suas próprias conclusões e comparando-as com a minha opinião.
Alguns dizem que a música é mais uma daquelas críticas disfarçadas à ditadura militar. Não duvido que seja, mas analisando a letra, vejo que é um retrato perfeito da sociedade hipócrita em que vivemos.
Eu fico pasma com o falso moralismo dos brasileiros. As pessoas tem tanta coisa importante para se preocupar, como a política que nunca vai bem, mas insistem em perder tempo julgando a vida dos outros.
Coincidentemente, enquanto pensava em postar esse vídeo e no que iria escrever, passei em frente a televisão e vi o caso da professora que foi demitida por ter dançado de forma vulgar em um show e o vídeo ter parado na internet. Além de perder o emprego, Jaqueline virou motivo de chacota pelos vizinhos, viu "amigos" lhe virarem as costas e tudo isso por ter bebido umas e outras e dançado, mostrando a bunda. Se isso tivesse acontecido no Vaticano, tudo bem, mas no Brasil? Mais especificamente em Salvador, Bahia?! Onde esses vizinhos e "amigos" estavam quando o É o Tcham fazia o maior sucesso com a "Dança da garrafa"? Isso para falar de coisas antigas... Por que não citar as atuais mulheres frutas que estão por aí?

Não estou criticando nem as mulheres frutas, nem as dançarinas do tcham. Acho que cada um tem que aproveitar o que tem para se sustentar. Se for inteligência, use a inteligência; se for beleza, use a beleza; se for talento, use o talento; se for tudo isso junto, use tudo! Sendo de maneira honesta, tudo bem. Não tenho absolutamente nada contra. Mas é tão engraçado que se uma cidadã comum resolve "liberar" um pouquinho ouve um coro de demagogos parecido com o da música:

"Joga pedra na Geni

Joga bosta na Geni

Ela é feita pra apanhar

Ela é boa de cuspir

Ela dá pra qualquer um

Maldita Geni"

O povo simplesmente adora julgar o caráter das pessoas. Como se a maneira como alguém se veste, dança, ama, trabalha ou se comporta sexualmente determinasse se ela é boa ou má. Se fosse assim nossos políticos, empresários e demais engravatados seriam as pessoas mais íntegras do mundo!

Não concordo, mas até entendo o ponto de vista do dono da escola que a demitiu. A pressão dos pais dos alunos, ainda mais por se tratar de ensino infantil, seria muito grande se ele não tivesse tomado essa providência. Apesar que ela não estava no ambiente de trabalho e poderia fazer o que bem entendesse. O corpo é dela, ela mostra pra quem quiser! É claro que ela poderia ter pensado nas consequências e dançado lá em baixo mesmo, sem subir no palco, mas se ela quis se expor, e daí? Não foi a primeira nem vai ser a última. Mas talvez seja uma das poucas que em vez de ganhar, perdeu com isso.

Ai ai... Até quando os homens vão continuar com essa hipocrisia onde tudo, absolutamente TUDO é permitido desde que seja mantido por debaixo dos panos e quem mostra a cara (nesse caso, a bunda), por coragem ou por descuido, leva "pedradas" e "cuspidas"?

Comentários

  1. Os seus textos são de uma profunda verdade, que eletrizam todas as minhas cargas!
    Como pode ser assim, vivermos em uma país livre, mas que não podemos usar nossa liberdade para a nossa felicidade, para nos expressarmos?
    Afinal, a liberdade é apenas para os ricos e famosos?

    Adorei o texto! Usaremos nossa juventude e força de vontade, para mudarmos um pouquinho o que está a nossa volta!

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse tudo Ellen, parabéns!

    Ah, para colocar videos do nosso computador é um pouco demorado mesmo mas vc conseguiu,rsrs

    para postar direto do youtube é só copiar o código
    ^^
    Ok?

    beijão e uma ótima semana pra ti.
    desculpa a demora, tava sem ânimo pra blog estes dias..

    ResponderExcluir
  3. pois é Ellen, é mais fáci ldo que vc pensava,rsrsr
    Se tiver alguma dúvida pode perguntar,ok/

    ah, vou reativar meus outros 2 blogs ( de cultura geral e musica e mais o outro de fotos feitas por mim) e vou querer ve-la por lá também..
    ^^

    bjooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ellen querida, tudo certinho contigo?

    Ah, reativei meu primeiro blog e vim avisar que tem um selo pra vc la.
    Segue o link da postagem:

    http://glaukitos.blogspot.com/2009/09/selo-seu-blog-e-10.html

    Ótimo FDS.
    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Será o primeiro selo de muitos ainda,tenho certeza.

    Eiiiiii, tá na hora de atualizar né,rsrsrsr

    by Glauco mala
    ^^

    ResponderExcluir
  6. _________

    UMA PROFESSORA DEVE SER A PRIMEIRA A DAR O EXEMPLO.

    SE ELA QUER SE EMBRIAGAR E FICAR NUA.... ELA DEVE SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS , SIM.

    TUDO TEM O SEU PREÇO!

    AS PROSTITUTAS VENDEM O CORPO, MAS CONSTANTEMENTE, SÃO BRUTALMENTE ASSASSINADAS OU COMETEM SUICÍDIO (porque são infelizes) OU MORREM COM AIDS ......

    TUDO TEM CONSEQUÊNCIAS..... ELA USOU A LIBERDADE PARA SE DIVERTIR, MAS PAGOU O PREÇO DE SUA IRRESPONSABILIDADE, POIS É PROFESSORA, TEM UMA IMAGEM A ZELAR......

    *** AS DANÇARINAS E MULHERES FRUTAS, NA VERDADE, SÃO PROSTITUTAS E NÃO MULHERES DE RESPEITO !!!


    MULHER DE RESPEITO NÃO SE EMBRIAGA NEM TIRA A ROUPA EM CASAS NOTURNAS !!!

    A BÍBLIA DIZ EM GÁLATAS 6:7:

    "O QUE O HOMEM PLANTAR, ISSO MESMO ELE COLHERÁ"
    .
    .
    QUEM PLANTA COLHE....É SIMPLES ASSIM !!!
    .
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora é em sala de aula. Fora é um ser humano como outro qualquer. Ela não cometeu crime nenhum. Pensamento medíocre o seu.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Geni da letra da música de Chico Buarque, não era mulher, muito menos moça! E sim um travesti de nome Genivaldo e com apelido de Geni.eu também acreditei por muitos anos que se tratava de uma mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia disso Andre, muito obrigada pela informação. Mas muitos travestis são sim mulheres, mulheres transexuais. Isso só torna a música ainda mais interessante e inclusiva!

      Excluir
    2. Isso é interpretação sua sr andré o proprio chico buarque falou que geni era mulher sim.

      Excluir
    3. Geni é a forma genial de Chico Buarque se referir a GELI, sobrinha e amante de HITLER. Fazendo alusões ao totalitarismo na Alemanha e a ditadura no Brasil. E levando a refletir as hipocrisias sociais.

      Excluir
  9. Gostei do seu posicionamento, vc me fez refletir coisas que nunca pensei, somos um povo hipóclita sim, enquanto está tudo escuso não é nada de mais e ainda sempre nos fazemos de vítima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que está passando na sua cabeça nesse exato momento? Registre aí! ;)