Recessão leva 90 milhões de pessoas à extrema pobreza, diz ONU


Gente, olhem que coisa mais triste =(

A recessão econômica reverteu 20 anos de declínio da pobreza mundial e deve colocar em 2009 mais 90 milhões de pessoas no ranking dos que passam fome no planeta, um aumento de seis por cento em relação aos dados atuais, informou a ONU nesta segunda-feira.
As pessoas que vivem na pobreza (definida pela ONU como as que têm rendimentos de menos de 1,25 dólares por dia) já sofreram bastante com a crise financeira e econômica nos últimos dois anos.
Intitulado "Relatório de Metas de Desenvolvimento do Milênio", o documento também alerta que o recente declínio na ajuda externa (apesar das promessas de países ricos de aumentar o fluxo de recursos) provavelmente vai causar mais doenças e agitação social no hemisfério sul.
De acordo com dados da ONU, em 1990 a proporção de pessoas que passavam fome era de 20 por cento da população mundial, mas em 2005 caíra para 16 por cento (número que refletiu a expansão do comércio mundial, especialmente na Ásia). A situação começou a mudar em 2008, em parte como consequência do aumento dos preços dos alimentos no mundo, diz o relatório. O relatório indica que 17 % dos 6,8 bilhões de habitantes do mundo estarão classificados como extremamente pobres no fim de 2009. Embora o custo dos produtos básicos tenha voltado a cair por volta do fim do ano passado, isso não tornou os alimentos mais acessíveis para a maioria das pessoas no mundo.
Uma vez recebi por email um texto de um inconformado (assim como eu) onde dizia que seria necessário cerca de 40 bilhões de dólares para ACABAR com a fome no mundo. O que são 40 bilhões de dólares para o MUNDO? Mas nem fotos de pessoas extremamente miseráveis e desnutridas são capazes de sensibilizar a ponto de resolver o problema. No entanto em uma semana líderes das principais potências tiraram da cartola 2.2 TRILHÕES de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia, ou seja, para salvar empresas da crise.
Eu não consigo entender como a VIDA pode ser tão desprezível... As vezes até entendo mas me recuso a me conformar com tal crueldade...
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário."

Comentários